quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Química do Petróleo

Fórmula base: C8H18
Uma das primeiras utilizações do petróleo foi como combustível, principalmente na iluminação, substituindo o óleo de baleia.

Primeiro poço de petróleo (1859)



Segunda metade do século XIX – aproveitamento do petróleo a nível industrial – Tittusville, pelo Coronel Edwin L. Drake.
 O poço tinha a profundidade de 21 metros e foi perfurado por uma broca que perfurava pelo sistema de bate-estaca. Sua produção era de 19 barrís (3 metro cúbicos/dia). Segunda metade do século XIX – aproveitamento do petróleo a nível industrial – Tittusville, pelo Coronel Edwin L. Drake.
 O poço tinha a profundidade de 21 metros e foi perfurado por uma broca que perfurava pelo sistema de bate-estaca. Sua produção era de 19 barris (3 metro cúbicos/dia).


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como foi usado o petróleo assim que descoberto

Assim que descobriram o petróleo começaram a utilizalo como lubrificante, vedante e até mesmo para mumificação no Egito antigo. 

Origem do petróleo.

É um óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade.
Analisar as técnicas existentes, adaptar, aperfeiçoar e inovar para trabalhar em um cenário inédito nos tornou referência mundial no setor. Vencer as águas profundas nos levou a mais um desafio: explorar e produzir petróleo na camada do pré-sal.